SEJA BEM-VINDO(A). Hoje é

 

Untitled Document

Livro: Poxoréo e o Garças

 

Prefácio do livro: “Poxoréo e o Garças”

Autor: Jurandir da Cruz Xavier


O livro Poxoréo e o Garças, de Jurandir Xavier, é um livro, mas faz o papel de uma tocha. Uma tocha que conduzida por mãos sensíveis de um homem apaixonado por sua região sua região de vivência, descreve a saga dos garimpeiros que ocuparam o antigo leste mato-grossense.


E, enquanto caminha em sua narrativa-depoimento, vai lançando luzes em desvãos que a historiografia oficial, tem sido, como em todo o Brasil, não a história do seu povo, mas a biografia de alguns pró-homens da elite dirigente que, no uso do poder político, registram apenas as notícias que os mitificam e do ângulo que mais lhes favoreçam.

Enquanto que esta história, registrada por Jurandir, conta a vida de uma sacrificada e aventureira parcela do povo brasileiro, com toda sua crueza, sua obstinação, suas ditas e desditas, sem reverência gestuais aos donos do poder econômico e político local.


Parte do prefácio escrito por Dr. Edgar nogueira Borges no livro "Poxoréo e o Garças"

 

 

Do livro: Poxoréo e o Garças - Pág. 52.

Autor: Jurandir da Cruz Xavier.

 

"A história do velho leste mato-grossense e, em particular a do Garças, já não podia mais ser contada sem mencionar, em cada capítulo, o nome do Dr. José Morbeck, o grande líder dos garimpeiros. É bem possível que a vida deste poderoso chefão transcorresse na obscuridade e no anonimato se, ao invés dos sertões leste mato-grossenses, ele tivesse escolhido viver nas selvas de pedras e de concretos das grandes metrópoles. Também o garças poderia ter sucumbido, ainda na sua tenra infância, vítima da ambição de governantes sem escrúpulos e transformado em possessão de multinacionais, não fossem a coragem,a dignidade e a liderança de Morbeck na defesa da autonomia deste torrão de bravos."

 

 

Do livro: Poxoréo e o Garças - Prefácio

Autor: Dr. Edgar Nogueira Borges

 

...em contraste, na medida em que caminha o depoimento do autor, crescem outras figuras. Dr. Morbeck vira um gigante. Organizando os garimpeiros, liderando-os na paz e na guerra, evitando cilada dos poderosos de então, e até de seus amigos e comparsas na aventura da vida dos garimpos.

Copyright © 2007 - Todos os direitos estão reservados a Milton Pessoa Morbeck Filho

Proibida a reprodução parcial e/ou total sem a indicação da fonte.

Desenvolvido por Francelio Alves da Silva