SEJA BEM-VINDO(A). Hoje é

 

Untitled Document

Comentário do autor do site em agradecimentos pelo livro “Memórias de um Pau de Arara”.

 

O conteúdo deste livro “Memórias de um Pau de Arara” no que se refere à Revolução Morbeck x Carvalhinho, descreve a realidade de quem viveu e conviveu com uma classe de trabalhadores liderados por Dr. José Morbeck.

 

O governo de Mato Grosso na década de 20, via como bandidos homens cujo interesse era trabalhar para o sustento de suas famílias. Historiadores mato-grossenses, como Estêvão de Mendonça, ligado ao governo e o poder na época, descreve a Revolução Morbeck x Carvalhinho completamente diferente da realidade. Coloca Dr. José Morbeck como mau caráter, quando na realidade este defendia e liderava os garimpeiros da região do Rio Garças, que além da ameaça de serem todos despejados de suas propriedades injustamente, o governo não oferecia o menor benefício àquela região.

 

A credibilidade do autor do livro supramencionado, Sr. Antônio Paulo da Costa Bilégo, dispensa comentários.  Basta ler a sua biografia. Homem trabalhador, honesto, respeitado, conselheiro, bom pai de família e avô querido.

 

Após longos anos de estudos e pesquisas, me sinto realizado com esta história escrita pelo seu Bilégo, como carinhosamente ele era chamado. Ele descreve com realidade aquele que defendeu e liderou uma classe de trabalhadores oprimidos e ameaçados pelo governo de Mato Grosso.

Tenho prazer em mostrar a todos e principalmente aos mato-grossenses neste site, quem foi aquele que considero o herói do velho leste de Mato Grosso na década de 20, Dr. José Morbeck, meu avô, com muito orgulho.

 

Quero agradecer a generosidade da família Bilégo, principalmente à Mauralice, em permitir que eu postasse no meu site parte do conteúdo deste valioso livro: “Memórias de um Pau de Arara”.

 

Meu muito obrigado!

 

 

Alto Araguaia-MT, Janeiro de 2011

 

Milton Pessoa Morbeck Filho

Copyright © 2007 - Todos os direitos estão reservados a Milton Pessoa Morbeck Filho

Proibida a reprodução parcial e/ou total sem a indicação da fonte.

Desenvolvido por Francelio Alves da Silva